Paularte, o saber de gerações

Em 1968, no centro da cidade de Braga, João Paulo Martins abriu uma pequena oficina dedicada à talha e ao restauro de mobiliário. Numa cidade com tradição secular no trabalho da madeira, João Paulo Martins, com o seu talento e saber, foi criando peças de talha e móveis para clientes de todo o país.

 

Em 1975, a Paularte instalou-se no actual edifício ocupando, de uma forma progressiva, uma área de 6000 metros quadrados. A especialidade é a concepção e fabrico de mobiliário de madeiras maciças e aglomerados folheados. Actualmente, a segunda geração, Francisco e Salvador Martins, participa na gestão da empresa.

Nestas quatro décadas, a produção foi sofrendo alterações. Acompanhando a tendência do mercado do mobiliário, a Paularte produziu, durante muito tempo, móveis de estilo clássico. Nos anos noventa, começa a trabalhar com designers externos que desenham linhas completas de mobiliário moderno. Em 2007, surge o projecto Martins, peças de autor numeradas e assinadas, de arquitectos e designers convidados.