Ana Borges celebra 25º aniversário a decorar os lares de portugueses e estrangeiros

Ana Borges celebra 25º aniversário a decorar os lares de portugueses e estrangeiros que se apaixonam por Portugal

Figuras públicas, políticos, palácios e até um dos designers mais influentes do mundo optam pelo talento da decoradora portuguesa

Ana Borges, Decoradora de Interiores e fundadora da empresa portuguesa de arquitetura e decoração, Ana Borges Interiores, celebra no próximo mês de novembro, 25 anos de uma história de sucesso, escrita no feminino.

 

Nascida em São Pedro de Penaferrim, em Sintra, aos 33 anos e numa época em que em Portugal ser mulher empreendedora ainda era particularmente desafiante, a licenciada em Ciências Históricas, com especialização em História de Arte, decide converter a sua paixão por decoração em negócio. Sozinha, Ana Borges, funda o seu próprio atelier.

Segundo a decoradora de interiores, “A dedidação total, a  aposta na manufatura e talento nacionais, a exigência na qualidade do detalhe, o escrupuloso cumprimento dos prazos e, principalmente, o cuidado de nunca sobrepor o meu ego aos desejos e necessidades de quem me procura têm sido o segredo para um crescimento consolidado”, que lhe permite desenvolver projetos para entidades públicas e privadas em Portugal, França, Mónaco, Inglaterra, Holanda e Angola.

Ana Borges acrescenta, “Enquanto mulher de causas e empreendedora, orgulho-me de ter criado uma equipa composta maioritariamente por mulheres, de diferentes faixas etárias e de diversas nacionalidades. Juntas, construímos um negócio que já tem passado mas, simultaneamente, um constante e atento olhar e intervenção no futuro, cada vez mais assegurado pela minha filha, Marta Borges, arquiteta de interiores”.

Vindos de todos os continentes, de particulares a figuras públicas que escolhem Portugal para viver ou passar férias, são inúmeros os projetos que Ana Borges já realizou.

Embaixadores, políticos, jornalistas, jogadores de futebol, câmaras municipais, hoteis, palácios e, mais recentemente, Philippe Starck, um dos designers e arquiteto mais influente do mundo, elegem Ana Borges para decorar os seus espaços.

Quando questionada sobre o projeto que destacaria para representar os 25 anos dedicados à sua paixão, Ana Borges menciona, “A remodelação total de um apartamento com tipologia T3, num 10º andar, com vista para o mar, em Cascais.

Os clientes, estrangeiros, são apaixonados por Portugal e o objetivo é utilizarem a habitação como casa de férias. Optaram por um estilo moderno, que realçasse os diversos quadros e obras de arte que decoram a casa e que evocam imagens icónicas portuguesas.

As principais particularidades deste projeto passam pelo elevado grau de personalização da obra e respetiva decoração. A destacar, o revestimento integral das paredes e tetos,com microcimento, com fitas led embutidas; a utilização de pedras naturais, como a Seqouia Brown ou Fusion Wow Quartzite; o elevado número de peças de mobiliário personalizadas e feitas à medida e os quadros, realizados por um pintor português, com imagens icónicas nacionais.

O sofá, a mesa da sala, os cadeirões, as banquetas, a instalação criada especificamente para adornar a parede da entrada, os ripados e os espelhos retroiluminados foram especificamente desenhados pela nossa equipa para o apartamento e fabricados por parceiros nacionais.

As camas estofadas foram idealizadas por nós, bem como, a personalização de todos os têxteis.

Muitas das peças decorativas são únicas, como os candeeiros de vidro soprado, criados na Marinha Grande, que iluminam o bar.

Ainda de salientar, os detalhes nas instalações sanitárias, onde os cortes respeitam sempre o padrão da pedra, pormenor visível sobretudo nos nichos do duche; a torneira embutida no espelho e os lavatórios, de pedras naturais.

O talento e dedicação de todos os parceiros nacionais – muitos deles acompanham-nos há mais de duas décadas – foi determinante para que conseguissemos alcançar o elevado grau de personalização, detalhe e qualidade exigidos pelos clientes, que pretendiam trazer para o espaço o que de melhor se faz em Portugal”.

Para o futuro, Ana Borges Interiores pretende continuar a ser uma marca respeitada no mundo da arquitetura e decoração de interiores – em Portugal e no estrangeiro – e chegar a novos mercados pautando-se pelos valores que caracterizam a empresa há 25 anos.